quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Culinária

A Culinária Tradicional Piauiense Eneas Barros A cozinha tradicional piauiense difere-se das demais do Nordeste em vários aspectos: - A larga utilização dos "cheiros verdes" (coentro e cebolinha verde), da cebolinha branca de Picos, da pimenta-de-cheiro e do corante natural extraído do urucum; - O uso muito intenso da farinha de mandioca (farinha branca e farinha d'água) para a confecção ou complementação de pratos. As farofas ou fritos, o pirão e a paçoca são alimentos indispensáveis na mesa dos piauienses. "Frito" é a mistura de farinha branca com carne frita de qualquer espécie, sobretudo a carne de porco e a carne seca cortada miúda. O frito pode ser feito, ainda, com ovos, torresmo, e famosos são os fritos de galinha caipira e de capote (galinha d'Angola) e de caças variadas; - O arroz é comumente usado com outras misturas: com carne seca de gado (Maria Izabel), com carne de criação, de galinha, de capote ou pato. O colorante de urucum é indispensável, bem corno os cheiros-verdes. No sul do Estado, usa-se colorir o arroz com açafrão. Na área sertaneja, é muito comum a mistura de arroz com feijão (Baião-de-Dois), ou ainda a mistura de feijão com milho, que deve ter toucinho, pé e orelha de porco. É o chamado "Pintado" ou "Mucunzá", e come-se de preferência com frito de porco; - O uso de carne com caldo (molho fino) é outra característica bem típica do costume alimentar dos piauienses. Um exemplo é a carne seca picadinha ou a carne fresca moída misturada com quiabo, jerimum, macaxeira e maxixe temperado com muito "cheiro-verde", manteiga de garrafa e nata. Dependendo das misturas, recebe os nomes locais de "Quibêbe", "Picadinho", "Caldo de Carne" ou "Capiau”; - Apesar da predominância das comidas sertanejas à base de carne, a cozinha piauiense dispõe de excelentes pratos à base de peixes e de frutos do mar. As frigideiras e as caldeiradas de camarão, as casquinhas de caranguejos, os mexidos de ostras e caranguejos, as peixadas ao leite de coco babaçu satisfazem os mais exigentes paladares. Piratinga, Mandubé, Matrincham e Branquinho são alguns dos peixes de primeira qualidade encontrados no rio Parnaíba; - A doçaria piauiense é a mais rica e diversificada do Nordeste. São famosos os doces e compotas de caju, de manga, de goiaba, de mangaba, de buriti, de bacuri, de groselha, de casca de laranja da terra e de tantas outras frutas. O doce de casca de limão azedo é o mais típico do Piauí; - É variada, ainda, a utilização da farinha de puba (mandioca) para o preparo de bolo caseiro e beiju, e a macaxeira pode ser servida cozinhada e assada no forno ou na brasa.

Um dia de comida piauiense
Img 14
O dia de muitos piauienses começa com um caldo quente. A escolha varia entre uma sopa de carne ou um mingau de milho ou tapioca. Alguns dos hotéis de Teresina oferecem essas extravagantes opções no bufê de café da manhã. Com o transcorrer do dia, no horário do almoço, uma das boas opções de restaurantes especializados em cozinha regional é o Favorito Comida Típica. Na entrada do estabelecimento, uma galinha d’ angola feita de madeira enfeita o ambiente. A ave é uma das iguarias da culinária piauiense. Também conhecida como capote, a galinha d´angola se mostra presente tanto no cardápio quanto em quadros e esculturas que decoram o salão.
Sarapatel
Img 15
Iguarias relacionadas
Sarapatel
Antigo relacionadas
A capital com nome de imperatriz
O sarapatel é um dos pratos símbolos do Nordeste brasileiro. Presente em cardápios de restaurantes regionais, a iguaria é um ensopado grosso feito com as vísceras e os miúdos de carneiro. A textura do molho é obtida através do sangue do animal, essencial para deixá-lo ainda mais saboroso.
Ingredientes
1 fissura de carneiro (conjunto de traquéia, pulmões e fígado), rim, tripas e coração
Sangue de porco já cozido e coagulado
10 limões
2 cebolas grandes picadas
6 dentes de alho picados
4 colheres (de sopa) de hortelã picada
4 colheres (de sopa) de salsinha picada
1/4 de xícara (de chá) de vinagre
4 pimentas-de-cheiro
4 colheres (de sopa) de banha
Sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Lavar bem os miúdos em água corrente. Em seguida, colocá-los numa panela. Cobrir com água. Juntar à panela o sumo de 6 limões. Depois de levantar fervura, trocar a água. Juntar a ela o sumo de outros quatro limões. Ferver novamente. Descartar a água, picar os miúdos e colocar em uma bacia. Juntar as cebolas, o alho, a salsinha, a hortelã, o vinagre e a pimenta-de-cheiro. Deixar os ingredientes marinan na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, derreter a banha e refogar os temperos do marinado. Juntar os miúdos. Refogar. Cobrir com água e cozinhar por duas a três horas ou até os miúdos ficarem bem macios. Juntar o sangue e deixar engrossar. Checar o gosto e, se necessário, colocar mais sal na pimenta-do-reino. Polvilhar um pouco de salsinha picada e servir com arroz branco.


Receita de Doce de casca de laranja (típico do Piauí)


Ingredientes


window.google_render_ad();

Cascas de laranja, lavadas e picadas.
5 xícaras (chá) de açúcar
5 xícaras (chá) de água
Modo de preparo
Cozinhe as cascas em pouca água até amolecerem.
Retire do fogo, escorra, reserve a água e deixe esfriar.
Bata as cascas e a água no liquidificador, passem por uma peneira grossa.
Junte o açúcar e leve novamente ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.

Nenhum comentário: