quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

História





O processo de ocupação do solo piauiense teve início na segunda metade XVII. Paulistas, baianos e pernambucanos foram os primeiros desbravadores do imenso espaço habitado por inúmeras nações indígenas. Eles implantaram suas fazendas de gado numa terra conquistada palmo a palmo, a custo de sangrentas lutas. Como essa conquista se deu do sertão para o litoral, justamente o contrário do que nos ocorreu demais estados litorâneos brasileiros, o Piauí adquiriu um contorno geográfico irregular, estreito no litoral e alongando largo no interior.
Na segunda metade do século XIX, com a capital provincial já instalada em Teresina, o Piauí atravessa um longo período de relativa estabilidade política, mas também de pouco crescimento econômico, em parte devido à permanência da pecuária tradicional, extensiva, e ao predomínio das oligarquias rurais, facilitado pelo próprio isolamento do estado, que a construção de uma ferrovia e de uma companhia de navegação a vapor no rio Parnaíba não consegue romper inteiramente.
Antiga Vila do Poti Teresina foi oficialmente instalada no dia 16 de agosto de 1852, trazida capital pelo conselheiro Antônio Saraiva, que retirou essa condição primeira de Oeiras. Com um traçado geométrico urbano fácil de trilhar, a cidade expõe árvores frondozas por suas ruas, praças, avenidas e quintais, mantendo o título de "Cidade Verde".
Nos meses considerados de terminação "bro" (setembro a dezembro), o calor é intenso, mas no 1o semestre a temperatura é agradável, especialmente à noite e cedo da manhã. O que existe mesmo em Teresina é o calor humano, por abrigar um povo hospitaleiro e de fácil contato. Única capital que não se localiza à beira-mar, Teresina vive de suas praias fluviais e das lendas que nascem de suas águas ribeirinhas, como a do Cabeça-de-Cuia, ou de suas praças, como a lenda de Num-se-Pode.
Por essa ausência do mar a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, e semanalmente, existem inúmeras opções de shows, apresentações musicais, teatro, cinema e boates, destacando-se uma culinária típica e de sabor inigualável. Foi assim que os eventos se multiplicaram, e hoje a cidade recebe diversas feiras, congressos e convenções no mês, muitos de caráter nacional e internacional.
Desenvolveu-se também a pequena empresa, especialmente as dedicadas às confecções, fazendo surgir grifes cada vez mais criativas. O artesanato se mantém único, com seus traços característicos na arte santeira, nas cestarias e trançados, nas esculturas, na tecelagem ou nas rendas e bordados.
Teresina mantém ainda os seus casarões coloniais, que guardam a imponência de uma época de domínio português.

Origem do nome
Existem estudos sobre a decifração da origem do nome Piauí. A maioria defende que este nome foi derivado de um rio, denominado Piauí, o qual caminho obrigatório dos estadistas, na época do desenvolvimento. Dentre os estudos, citamos Rodolfo Garcia, é de opinião que, sendo o rio abundante de Piaus, não há motivos para refugar a etimologia clássica do Piau, um peixe de pele manchada. Já os indígenas de início já denominaram Piaguí, mais tarde, chamaram as terras de Piagoí e somente depois é que ficaram conhecidas por Piauí, sendo a mesma de origem Tupi: “Piau” significa peixe e o “i” existência indígena.
Bandeira:
Img 01

Nenhum comentário: